A necessidade de assumir uma política de reconhecimento do valor do Outro e de outras culturas é fundamental para o desenvolvimento de uma atitude positiva para com a questão da diferença.
Neste sentido, há que desenvolver nas crianças, futuros cidadãos do mundo,
Face a uma escola tradicionalmente mono cultural, a diversidade social e cultural ganha o estatuto de “algo normal”, em que as diferenças sociais, culturais, étnicas e raciais são encaradas como elementos enriquecedores: aprender, ensinar e interagir apresenta formas diferentes consoante as características individuais e as condições culturais. Ou seja, aprender deixa de ser apenas a aquisição de factos e conhecimentos, ela é também e cada vez mais o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas. Para isso é necessário compreender que as “culturas” devem ser entendidas, cada vez mais, como elaborações colectivas em transformação constante, resultante de partilhas e trocas na base de um sentido de comunidade entre os homens e as mulheres de todas as culturas. O ato educativo deve estar antes do ato de ensino, a educação pré-escolar assume um papel primordial na preparação das crianças para se desenvolverem numa sociedade multicultural e idealmente intercultural. Considerando que este princípio deve começar na primeira etapa da socialização e deve orientar o trabalho pedagógico em cada Jardim-de-infância, independentemente da presença ou não da diversidade étnica ou cultural na sala ou instituição, porque o objetivo é formar cidadãos para uma sociedade aberta e plural. O reconhecimento do papel da educação pré-escolar na implementação daquele princípio é referido de uma forma clara na Lei-Quadro do Pré-Escolar (1997) quando se sublinha a importância de neste nível de ensino se promover 0 desenvolvimento pessoal e social da criança .
Olá. Gosto muito do teu blogue. Está bem estruturado e tem informações interessantes. Bem-haja estes contributos para tentar ajudar, segundo Kant, o problema da humanidade. Ele disse:
ResponderEliminar“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
E eu concordo com isso....