Glossario

Termos Adicionais no Glossário TCDC

Articulaçao Curricular
:
"O dizer nao é apenas a expressao do pensamento, mas também a sua realizaçao. Do mesmo modo, o caminhar nao é apenas a expressao do desejo de alcançar uma meta,mas também a sua realizaçao"
              ( Benjamim, Citado em Leite e Kramer, 1999:73 )
Postado por Sónia Boavista

CULTURA
:
Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidoes adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
          Eduard B. Tylor

Educação
:"É preciso educar partindo do real para o possível e tendo por horizonte o desejável "    
                   KANT
         postado por Sónia Boavista 

Projecto Curricular
:"É a forma particular como, em cada contexto, se reconstroi e se apropria um curriculo"
(Gestao Curricular-Fundamentos e Práticas)
       Maria do Céu Roldão
 Postado por Sónia Boavista




:
" É no problema de educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".

Jonh Comenius


Postado por: Célia Cristina Sá e Costa


:
" A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem".

Aguayo

Postado por: Célia Cristina Sá e Costa



:
"A arte de ensinar não exige mais que uma disposição técnicamente bem feita do tempo, das coisas e do método.
                                                                                           John Coménius
                                             

                                                                postado por Rosa Martinho
:
Metodologia é o método aplicado a qualquer projeto, o seu método de fazer outra pessoa aprender, ou seja, o método didático. Metodologia é a subdivisão da lógica que estuda os métodos técnicos e científicos; É a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade.

Postado por Isabel Araujo  


     
Metodo de leitura e escrita de Joao de Deus
:
 o sucesso do ensino da leitura no ensino alfabético reside, exactamente em ajudar criança a captar a existência dos fonemas, que são as unidades mínimas e abstraías da língua (Clement 1987).

postado por Sónia Boavista


:
" O jogo é para a criança um fim em si mesmo,ele deve ser para nós um meio( de educar), de onde seu nome jogo educativo que toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal"
                                                     Girard,1908,p.199
Postado por Sónia Boavista
:
O Pensamento Sincrético " é o da criança enquanto esta não pode ainda delimitar suficientemente a sua própria personalidade, nem apropriar-se das categorias usuais através das quais, actualmente, distribuimos os dados e os vários aspectos da experiência"
WALLON (appuad TRAN-THONG,1987 p.228)
postado por Sónia Boavista