segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CRIANÇAS QUE ROUBAM


Como lidar com o problema?  Quando os pais percebem que a criança tirou alguma coisa, o primeiro passo deve ser explicar-lhe "muito concretamente e explicitamente que roubar é errado. E não basta obrigá-la a devolver o objecto furtado. Deve ser sempre a criança a fazê-lo, "mas os pais devem ajudar, porque se trata de um processo que a envergonha e humilha". O ideal é que os pais falem previamente com a pessoa lesada, de maneira a negociar uma boa dose de compreensão e uma reprimenda à altura. Mas o mais importante de tudo é que a criança não beneficie, em nenhuma circunstância, do objecto roubado, de forma a perceber que "o crime não compensa". 
A repreensão dos pais tem de ser sempre firme, independentemente de se tratar de um objecto valioso ou de uma ninharia. "Porque a gravidade é a mesma e a escala de valores é muito pessoal e falível.
Na minha opinião, a criança que rouba deve ser castigada por esse ato, mas acima de tudo deve dialogar-se com ela e fazer-lhe entender que em modo algum isso pode acontecer, pois as consequências podem ser muito graves.
Se os roubos continuam, então os pais devem refletir e tentar perceber o que se passa com essa criança, pois o seu estado emocional não está em melhores condições.





 

1 comentário: