sexta-feira, 3 de junho de 2011

O JOGO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Para Piaget, cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre duas tendências , ou seja, Assimilação e Acomodação. O brincar é identificado pela primazia da assimilação sobre a acomodação. O jogo é um verdadeiro marco da evolução cognitiva da criança.
                      Segundo Piaget aparecem sucessivamente 3 tipos de jogos:
       . JOGOS PRÁTICOS (até aos 2 anos) -Fase sensório-motor
       .JOGOS SIMBÓLICOS (dos 2 aos 4 anos) - Fase pré-operacional
.JOGOS COM REGRAS (dos 4 aos 7 anos) e dominando o brinquedo (dos 7 aos anos) Fase operatória.

OS JOGOS COM REGRAS SÃO MAIS COMPLEXOS. PIAGET RECONHECEU NELES 4 ESTÁGIOS:
. Até aos 3 anos – de caráter motor e individual.
.Entre os 3 e os 5 anos – estágio egocêntrico, imitando crianças mais velhas mas brincando sózinha, sem qualquer sentido de competição
.Entre os 7 e os 8 anos – estágio de recuperação incipiente com regras comuns-conceçao vaga
.Por volta dos 11/12 anos – estágio de codificação das regras.



2 comentários:

  1. Olá, a actividade lúdica permite estabelecer um elo de ligação entre as crianças, é um poderoso auxiliar na construção da relação com os outros e com o meio que as rodeia. Detentora de um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, possibilita a estimulação da criatividade e o desenvolvimento da autonomia, da linguagem e de papéis sociais (fundamentais para a vida adulta), dotando a criança de maiores capacidades para pensar e resolver problemas.
    “Privar uma criança de brincar é privá-la do prazer de viver” – Françoise Dolto

    ResponderEliminar
  2. Na criança o jogo é antes de tudo, prazer.
    Ao brincar a criança simula a vida real, ela respeita as regras do jogo além de exercitar o seu cognitivo, desta forma o desenvolvimento psicomotor pode ser estimulado quando o jogo é utilizado. Na presença de jogos a criança terá mais interesse pelas actividades propostas, desta forma leva a um maior desenvolvimento.
    Para a criança o jogo é a abertura à fantasia, ao imaginário, é também uma actividade importante na construção e desenvolvimento da personalidade, na interacção com outras crianças. Como diz Piaget a actividade lúdica é o berço obrigatório das actividades intelectuais da criança sendo indispensáveis à prática educativa. Beijinhos

    ResponderEliminar