segunda-feira, 27 de junho de 2011

MODELOS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Um modelo didático é uma representação concetual e simbólica da realidade e do ensino. Existem tantos modelos didáticos como conceções teóricas que podem aplicar-se sobre o ensino.
A partir do momento em que o ensino deixa de ser uma atividade meramente artesanal, baseada na experiência de cada professor, e se converte em objcto de reflexão cientifica, surgem uma série de modelos teóricos diferentes entre si.
O modelo didático permite organizar de forma coerente e sistemática os diferentes elementos componentes do processo ensino/aprendizagem, ou seja, os objetos, os conteúdos as estratégias metodológicas, os meios e os recursos didáticos .
Entre os principais modelos didáticos da educação de infância, destacam-se Maria Montessori; Movimento da Escola Moderna (sendo a criança como o sujeito ativo da sua própria aprendizagem) , entre outros.
Estes modelos didáticos abrangem uma série de princípios psicopedagógicos  que adquirem uma fundamental importância para o desenrolar de uma boa prática educativa a desenvolver com as crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário