Área" é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intervenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.
As áreas de conteúdo supõem a realização de atividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia. Se a criança aprende a partir de ação, as áreas de conteúdo são mais do que áreas de atividades pois implicam que a ação seja de descobrir relações consigo própria, com os outros e com os objetos, o que significa pensar e compreender.
As áreas de conteúdo supõem a realização de atividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia. Se a criança aprende a partir de ação, as áreas de conteúdo são mais do que áreas de atividades pois implicam que a ação seja de descobrir relações consigo própria, com os outros e com os objetos, o que significa pensar e compreender.
A organização do espaço, no jardim-de-infância, reflete as intenções educativas do educador pelo que os contextos devem ser adequados para promover aprendizagens significativas, alegria, o gosto de estar no jardim e que potenciam o desenvolvimento integrado das crianças que neles vão passar grande parte do seu tempo.
As áreas ou os espaços criados na sala do Jardim de Infância não são estanques. Pode-se e deve-se criar novas áreas indo ao encontro do interesse do grupo de crianças, mediante os projetos que se estiverem a desenvolver. As mudanças são feitas com o grupo. Desta forma familiarizam-se com o espaço e participam no processo de organização.
“O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre a criança e os objetos”. - Jean Piaget
A qualidade dos espaços, equipamentos e recursos no jardim de infância são fundamentais pois condicionam em parte, o que as crianças podem fazer e aprender. Os espaços devem ser amplos, seguros, atraentes, envolventes, serenos e simultaneamente estimulantes e facilitadores de aprendizagem activa.
ResponderEliminarMas, para que a criança possa efectuar esta aprendizagem é necessário, um ambiente emocionalmente rico para que possa descobrir o mundo ao seu redor, explorando-o e brincando.
Não podemos esquecer o reequacionar e o reestruturar dos espaços ao longo da nossa prática pedagógica.
Amiga mais um tema de extrema importância para comentar:
ResponderEliminarA concepção pedagógica de um educador é revelada na organização do espaço escolar, interno e externo.
Segundo Horn (2004), O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão expostos numa sala do J.I.
“... a forma como organizamos o espaço interfere, de forma significativa, nas aprendizagens infantis. Isto é, quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto, mais fortemente se constituirá como parte integrante da ação pedagógica”. (Horn, 2004)
Froebel e Montessori foram os primeiros a pensarem na importância da organização do espaço para crianças pequenas, propondo integrar liberdade e harmonia com a natureza.
Para terminar e segundo Zabalza (1987), o modo como administramos o espaço constitui uma mensagem curricular e reflete o nosso modelo educativo. Beijinhos
O jardim de infância possui características muito particulares no que se refere á organização dos espaços:precisa de espaços amplos,bem diferenciados,de fácil acesso. O espaço acaba tornando-se uma condição básica para poder levar adiante muitos de outros aspectos.
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