terça-feira, 25 de outubro de 2011

A CRIANÇA NA SEPARAÇÃO DOS PAIS

É muito difícil para uma criança (seja qual for a sua idade), aceitar a separação dos seus pais. Para elas, a família é algo que se cria e que tem de permanecer unida para sempre.
Penso que todas as crianças sofrem quando os pais se separam, e muitas nem o aceitam, tornando-se complicado gerir este problema. Mas, quando o relacionamento de um casal não corre da melhor forma e o ambiente familiar é prejudicado, infelizmente acaba numa separação. Com tudo isto, a criança é a principal afetada e sem ter culpa, é  severamente atingida. Os pais terão o dever de lhe proporcionar um crescimento saudável, equilibrado, harmonioso e nunca “usá-la como uma bola de pingue-pongue”, empurrada de um lado para o outro. Os pais têm também obrigação de lhe explicar o porquê dessa separação e fazerem os possíveis para que ela não sofra de uma forma “desastrosa” com a atitude tomada pelos pais. A criança tem de sentir que é amada tanto pelo pai como pela mãe, e  apesar do núcleo familiar se ter “partido”, ela tem direito a ser feliz!



1 comentário:

  1. Infelizmente, esta é uma realidade atual, cada vez mais frequente...Considero que um casamento não se deve manter apenas pelos filhos, mas se tiver de acontecer o divórcio, a criança deve ser poupada de todas as mágoas que ficaram entre os pais e deve ter direito a uma explicação, para que não pense que foi por culpa dela que tomaram a decisão.

    ResponderEliminar