sexta-feira, 21 de outubro de 2011

INICIO DO ANO LETIVO: UMA RELAÇÃO A DESENVLOVER…



Quando as crianças começam a frequentar a escola, muitos pais pensam e agem como se os filhos tivessem duas vidas distintas. O que está totalmente errado. A vida escolar e familiar devem estar estreitamente ligadas, pois o comportamento e as condições de aprendizagem na escola são um reflexo do que se passa em casa. Assim, para que a criança cresça em perfeito desenvolvimento, é necessário que a família se envolva mais, participe no quotidiano da criança, na instituição, devendo adquirir uma atitude mais participativa e colaborante.
O processo educativo não é unilateral, pelo que é necessário que exista um maior intercâmbio, participação, cooperação e envolvimento entre todas as partes envolvidas no processo educativo.
Segundo Ramiro Marques (1993:50) ”os pais são uma presença silenciosa nas escolas portuguesas”.
Assim, cabe-nos a nós educadores combater esta barreira, tentando aproximar mais a família das instituições para um melhor desenvolvimento harmonioso da criança.
Segundo Don Davis (1989) o envolvimento dos pais proporciona múltiplos e diversos benefícios”para o desenvolvimento e aproveitamento escolar das crianças, para os pais, para os professores e para as escolas”.

http://www.google.com/search?hl=en&q=A+RELA%C3%87AO+DOS+PAIS+NO+JARDIM+DE+IN
FANCIA&rlz=1I7GGHP_pt-BR


Sem comentários:

Enviar um comentário